quarta-feira, 23 de junho de 2010

7 REFERÊNCIAS

As referências dos documentos consultados para a elaboração do Projeto é um item obrigatório. Nela normalmente constam os documentos e qualquer fonte de informação consultados no levantamento de literatura.
O aluno deve apresentar a referência dos livros e/ou textos citados ao longo do trabalho.
Exemplos para elaboração das referências, são encontrados nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

As referências são organizadas em ordem alfabética.

Aproximadamente 01 página.

6 CRONOGRAMA

O Cronograma é a previsão do ritmo de desenvolvimento da pesquisa, ou seja, do tempo que será gasto na realização do trabalho de acordo com as atividades a serem cumpridas. As atividades e os períodos serão definidos a partir das características de cada pesquisa e dos critérios determinados pelo autor do trabalho.
Os períodos podem estar divididos em dias, semanas, quinzenas, meses, bimestres, trimestres, etc. Estes serão determinados a partir dos critérios de tempo adotados por cada pesquisador.
O cronograma auxilia o pesquisador na execução das etapas da pesquisa. Sua elaboração permite evitar desvios que possam comprometer a realização do trabalho.
Aproximadamente 01 página.

A marcação aqui é referente aos meses para a elaboração da monografia elaborada no próximo semestre.

Exemplo de cronograma:

A aluna deverá descrever de 5 a 10 linhas este percurso.

5 METODOLOGIA

A metodologia consiste num plano detalhado de como alcançar os objetivos. Neste item o aluno deve especificar o tipo de pesquisa, as fontes de pesquisa, os instrumentos que serão utilizados, como acontecerá o processo de coleta e análise dos dados, os sujeitos e o campo da pesquisa. Aproximadamente 01 página.

5.1 TIPO DE PESQUISA

O aluno deve esclarecer se a sua pesquisa é qualitativa ou quantitativa e qual a metodologia. Algumas das principais pesquisas são:

Pesquisa Bibliográfica, desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Embora em quase todos os estudos seja exigido algum tipo de pesquisa bibliográfica, há pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliográficas.

Pesquisa Documental, assemelha-se muito à pesquisa bibliográfica. A diferença essencial entre ambas está na natureza das fontes. Enquanto a pesquisa bibliográfica se utiliza fundamentalmente das contribuições dos diversos autores sobre determinado assunto, a pesquisa documental vale-se de materiais que não recebem ainda um tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetivos da pesquisa.

Pesquisa de Campo – Estudo de Caso: Caracteriza pelo estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetivos, de maneira que permita o seu amplo e detalhado conhecimento.

Pesquisa de Campo – Pesquisa - Ação: Exige o envolvimento ativo do pesquisador e a ação por parte das pessoas ou grupos envolvidos no problema. Sua principal característica é a “intervenção” do pesquisador no campo pesquisado.

5.2 FONTES DE PESQUISA

O aluno deve relacionar as suas fontes de pesquisa.
As fontes de pesquisa são os locais onde os alunos encontram as informações de utilidade para a realização da sua pesquisa e elaboração do relatório da pesquisa ( Ex.: livros acadêmicos, publicações periódicas como revistas e jornais, artigos e textos acadêmicos, vídeos ou DVD, CD-ROM, CD, fita cassete, internet, trabalhos acadêmicos = monografias, dissertações e teses ).
As fontes de pesquisa podem ser primárias ou secundárias.
As fontes primárias são os documentos originais que gerarão análises para posterior criação de informações. Podem ser decretos oficiais, fotografias, cartas, artigos ...
As fontes secundárias são as obras nas quais as informações já foram elaboradas ( livros, apostilas, censos, relatórios de outras pessoas, pesquisas, teses, monografias, etc., por exemplo ).
Aproximadamente 01 página.

5.3 COLETA E ANÁLIDE DE DADOS

Devem ser definidos os procedimentos e instrumentos de coleta de dados.
Os principais são: Observação, entrevistas ( livre, semi-estruturada, estruturada, mista ), questionários, diário de campo, discussão em grupo, documentos ( qualquer registro escrito que possa ser usado na coleta de informações regulamentados, atas de reunião, livros de frequência, relatórios, arquivos, pareceres, cartas, diários pessoais, planos de aula, trabalhos de alunos, programas de cursos, registros escolares, etc).
A análise dos dados coletados consiste, em princípio em:
Pré-análise: organização das idéias e critérios que permitirão a interpretação das informações coletadas.
Exploração do material: enumeração das informações com base nos critérios estabelecidos.
Interpretação dos resultados: dar aos resultados uma forma significativa que permita a avaliação de gráficos, tabelas e quadros comparativos das informações mais relevantes.

5.4 SUJEITOS

Definir a população que se pretende estudar. Normalmente, a população que se pretende estudar é tão ampla que se torna impraticável considerá-la em sua totalidade.
Significa que o pesquisador deve escolher alguns sujeitos e escutá-los ( amostra ).


5.5 CAMPO

Definir o ambiente no qual os sujeitos desenvolvem as suas ações e que será objeto da pesquisa.

4 REVISÃO DA BIBLIOGRAFIA

Na revisão da bibliografia, o aluno situa o leitor em relação aos estudos recentemente desenvolvidos na área de investigação.
Baseado em suas referencias bibliográficas levantadas e pesquisadas, explicamos o que se trata e orientamos a construção do referencial teórico do Projeto de Pesquisa; Indicamos outras e locais para encontrar como em bibliotecas de faculdades e universidades; Demonstramos a necessidade da leitura constante e fichamento delas.
Levando o aluno a construção das referências bibliográficas de um relatório de pesquisa, bem como o entendimento de que e para que serve, através de exemplos de referências conforme as normas da ABNT. Sendo capaz de construir as referências bibliográficas de um relatório de pesquisa. Procurando como pesquisador buscar literatura especializada o que já foi pesquisado e escrito sobre o tema que é objeto de seu trabalho.
Aproximadamente 01 a 02 páginas.

3 JUSTIFICATIVA

A Justificativa num projeto de pesquisa, como o próprio nome indica, é o convencimento de que o trabalho de pesquisa é fundamental de ser efetivado.
Neste item o aluno deve caracterizar a importância de sua pesquisa, bem como as razões que o levaram a realizar este estudo acadêmico. O aluno deve convencer o leitor da relevância do seu estudo. É importante destacar em que medida sua pesquisa pode contribuir para os debates a respeito do tema escolhido.
Aproximadamente 01 a 02 páginas.

2 OBJETIVOS

A definição dos Objetivos determina o que o pesquisador quer atingir com a realização do trabalho de pesquisa. Objetivo é sinônimo de meta, fim. Os objetivos devem ser formulados de forma clara e precisa. O aluno deve Ter especial atenção na utilização dos verbos. Um macete para ser definir os Objetivos é colocá-los começando com o verbo no infinitivo: esclarecer tal coisa; definir tal assunto; procurar aquilo; permitir aquilo outro; demonstrar alguma coisa, etc.
Aproximadamente no Geral 05 a 10 linhas e no Específico 05 a 10 tópicos.


2.1 OBJETIVOS GERAL

Os objetivos representam o ponto de chegada e indicam o que é pretendido com o desenvolvimento da pesquisa.
Objetivo geral: significa traçar a principal meta que norteará a pesquisa.


2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Objetivos específicos: cada objetivo específico atinge um ponto de vista do
tema, um ângulo a ser pesquisado.

1 INTRODUÇÃO

A introdução deve apresentar o contexto atual da questão que está sendo estudada. O aluno deve indicar o foco de sua pesquisa, abordando os antecedentes do problema, as discussões atuais, os pontos de debate e a preocupação social relacionada ao tema.
Ao final da introdução, o aluno deve formular a situação-problema, ou seja, a dificuldade básica por ele percebida no tocante ao tema estudado.
A introdução deve ser redigida de forma a despertar e prender a atenção do leitor.
Deverá colocar uma ou mais citação de sua referência bibliográfica, para embasamento de suas produções.
Aproximadamente 01 a 02 páginas.

PASSO A PASSO PARA CRIAR UM PROJETO DE PESQUISA

1º - INTRODUÇÃO

2º - OBJETIVOS

3º - JUSTIFICATIVA

4º - REVISÃO DA BIBLIOGRAFIA

5º - METODOLOGIA

6º - CRONOGRAMA

7º - REFERÊNCIAS