quarta-feira, 23 de junho de 2010

5 METODOLOGIA

A metodologia consiste num plano detalhado de como alcançar os objetivos. Neste item o aluno deve especificar o tipo de pesquisa, as fontes de pesquisa, os instrumentos que serão utilizados, como acontecerá o processo de coleta e análise dos dados, os sujeitos e o campo da pesquisa. Aproximadamente 01 página.

5.1 TIPO DE PESQUISA

O aluno deve esclarecer se a sua pesquisa é qualitativa ou quantitativa e qual a metodologia. Algumas das principais pesquisas são:

Pesquisa Bibliográfica, desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Embora em quase todos os estudos seja exigido algum tipo de pesquisa bibliográfica, há pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliográficas.

Pesquisa Documental, assemelha-se muito à pesquisa bibliográfica. A diferença essencial entre ambas está na natureza das fontes. Enquanto a pesquisa bibliográfica se utiliza fundamentalmente das contribuições dos diversos autores sobre determinado assunto, a pesquisa documental vale-se de materiais que não recebem ainda um tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetivos da pesquisa.

Pesquisa de Campo – Estudo de Caso: Caracteriza pelo estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetivos, de maneira que permita o seu amplo e detalhado conhecimento.

Pesquisa de Campo – Pesquisa - Ação: Exige o envolvimento ativo do pesquisador e a ação por parte das pessoas ou grupos envolvidos no problema. Sua principal característica é a “intervenção” do pesquisador no campo pesquisado.

5.2 FONTES DE PESQUISA

O aluno deve relacionar as suas fontes de pesquisa.
As fontes de pesquisa são os locais onde os alunos encontram as informações de utilidade para a realização da sua pesquisa e elaboração do relatório da pesquisa ( Ex.: livros acadêmicos, publicações periódicas como revistas e jornais, artigos e textos acadêmicos, vídeos ou DVD, CD-ROM, CD, fita cassete, internet, trabalhos acadêmicos = monografias, dissertações e teses ).
As fontes de pesquisa podem ser primárias ou secundárias.
As fontes primárias são os documentos originais que gerarão análises para posterior criação de informações. Podem ser decretos oficiais, fotografias, cartas, artigos ...
As fontes secundárias são as obras nas quais as informações já foram elaboradas ( livros, apostilas, censos, relatórios de outras pessoas, pesquisas, teses, monografias, etc., por exemplo ).
Aproximadamente 01 página.

5.3 COLETA E ANÁLIDE DE DADOS

Devem ser definidos os procedimentos e instrumentos de coleta de dados.
Os principais são: Observação, entrevistas ( livre, semi-estruturada, estruturada, mista ), questionários, diário de campo, discussão em grupo, documentos ( qualquer registro escrito que possa ser usado na coleta de informações regulamentados, atas de reunião, livros de frequência, relatórios, arquivos, pareceres, cartas, diários pessoais, planos de aula, trabalhos de alunos, programas de cursos, registros escolares, etc).
A análise dos dados coletados consiste, em princípio em:
Pré-análise: organização das idéias e critérios que permitirão a interpretação das informações coletadas.
Exploração do material: enumeração das informações com base nos critérios estabelecidos.
Interpretação dos resultados: dar aos resultados uma forma significativa que permita a avaliação de gráficos, tabelas e quadros comparativos das informações mais relevantes.

5.4 SUJEITOS

Definir a população que se pretende estudar. Normalmente, a população que se pretende estudar é tão ampla que se torna impraticável considerá-la em sua totalidade.
Significa que o pesquisador deve escolher alguns sujeitos e escutá-los ( amostra ).


5.5 CAMPO

Definir o ambiente no qual os sujeitos desenvolvem as suas ações e que será objeto da pesquisa.

2 comentários:

Demilson Castro disse...

Seu blog está muito elucidativo e serve de orientação para elaboração de um projeto de pesquisa.
A metodologia para elaboração de um projeto sempre é um fator de muita dificuldade e, o seu projeto é muito esclarecedor.

Unknown disse...

Seu blog é de extrema relevância pois muitos alunos não tem a noção de como elaborar um projeto ou ate mesmo uma monografia. Por isso acho muito bom um blog que possa ajuda os alunos neste quesitos. Ótima iniciativa!